Câmara aprova criação de plano municipal para a saúde mental dos sobreviventes de tragédias ocorridas em Petrópolis

por Tarsila Rangel publicado 15/02/2023 18h09, última modificação 15/02/2023 18h09

Vereador Gilda Beatriz, autora do projeto

A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (15), um projeto de lei de autoria da vereadora Gilda Beatriz que institui o “Plano Municipal para Saúde Mental dos Sobreviventes de Tragédias ocorridas no Município de Petrópolis”.

O objetivo é identificar e tratar um possível transtorno de estresse pós-traumático e prover o acompanhamento de indivíduos que apresentem o perfil, minimizando a evolução dos quadros. “A saúde mental da população é uma das principais preocupações que nós temos. O município, por sua vez, tem papel relevante neste tratamento, identificando sintomas, acompanhando e oferecendo possibilidades de recuperação aos que necessitem. A proposta irá desenvolver estruturas de atenção à saúde mental e informar como acessá-las. Não podemos negligenciar o enfrentamento dessa doença”, explica a parlamentar.

O projeto sugere que sejam realizadas palestras relacionadas ao tema e direcionadas aos profissionais de saúde, buscando identificar possíveis pacientes que se enquadrem no perfil, exposições com cartazes citando eventuais sintomas e alertando para possível diagnóstico e atividades voltadas para as pessoas mais vulneráveis. “Além disso, devem ser criados canais de atendimentos e ter um monitoramento de possíveis casos para avaliação e cuidado, promovendo a interdisciplinaridade entre os profissionais que irão atuar no segmento, principalmente enfermeiros, psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais”, finaliza Gilda Beatriz.

O projeto agora segue para análise do Poder Executivo.