Câmara aprova criação de Núcleo de Atendimento Multidisciplinar para pessoas com deficiência

por Adriana Fradique publicado 28/04/2022 15h43, última modificação 28/04/2022 15h43

Vereadora Gilda Beatriz (PSD) é a autora da indicação

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou na sessão ordinária desta quarta-feira (27) uma indicação legislativa que propõe a criação de um núcleo de atendimento multidisciplinar para pessoas com deficiência. A proposta de autoria da vereadora Gilda Beatriz (PSD) defende a implantação de um local apropriado que facilite o acesso dos pacientes a qualquer tipo de intercorrência, diagnóstico, tratamento e encaminhamento para as demais especialidades, complementando, assim, um vazio assistencial na saúde da cidade.

"Todos sabemos que as pessoas com deficiência necessitam de atendimento qualificado, especializado, integrado e humanizado. Sendo assim, buscando fomentar políticas públicas e garantir os direitos fundamentais destas pessoas, essa proposta é também uma iniciativa destinada, sobretudo, a promover a inclusão em sua forma mais ampla", diz Gilda Beatriz.

A vereadora defende que com o núcleo, a avaliação, suporte e intervenção de uma equipe multidisciplinar o atendimento aos portadores de necessidades especiais se tornará mais qualificado e humanizado, garantindo a atenção integral à saúde, bem como a orientação aos seus cuidadores e familiares. "Essas são algumas ações que poderão ser implementadas no núcleo", completa.

Além disso, outros benefícios englobam a proposta, como a elaboração e participação na construção de ações intersetoriais voltadas à pessoa com deficiência que promovam o acesso à informação, bem como a valorização e respeito a esta população, propiciando o apoio aos familiares e cuidadores visando o fortalecimento de vínculos e um ambiente familiar saudável e acolhedor.