Câmara aprova criação da "Semana Municipal do Assistente Social"

por Tarsila Rangel publicado 06/03/2024 17h33, última modificação 06/03/2024 17h33
Câmara aprova criação da "Semana Municipal do Assistente Social"

Vereador Ronaldo Ramos

Petrópolis poderá ter a "Semana Municipal do Assistente Social", a ser comemorada, anualmente, no mês de maio, na semana do dia 15, data em que se comemora o dia deste profissional. O projeto de lei, que propõe a inclusão no calendário oficial de eventos de Petrópolis, foi aprovado nesta quarta-feira (06) na Câmara Municipal e é de autoria do vereador Ronaldo Ramos.

De acordo com o parlamentar, o objetivo é promover a conscientização da sociedade petropolitana para a valorização e o reconhecimento do Assistente Social. “É importante ressaltar que este profissional age, pré e proativamente, no combate às desigualdades da sociedade, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças, adolescentes, de adultos e de idosos, por isso, nada mais justo do que homenageá-lo”, comenta o vereador.

É proposto que na "Semana Municipal do Assistente Social" sejam realizados estudos, seminários, fórum, simpósios, workshops, intercâmbios, palestras, oficinas, e demais eventos relacionados à profissão. A realização dos eventos poderá ocorrer através de ações em conjunto do Poder Executivo e Legislativo, universidades, faculdades, empresas privadas, entidades, conselhos municipais, associações de bairro, órgãos interessados e pessoas físicas.

Sobre a profissão - O Assistente Social alinha suas práticas a vários campos e instituições da sociedade, desenvolvendo atividades em domínios privados, governamentais e não governamentais e em áreas como educação, saúde, família, trabalho, habitação, lazer, reabilitação, sistema penitenciário, Previdência Social e em questões de Gênero.

A proposta segue para análise da Prefeitura.