Câmara aprova criação da campanha “Coração da Mulher”

por yasmim.grijo — publicado 27/10/2022 13h30, última modificação 27/10/2022 13h29

A Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão, a Campanha “Coração da Mulher”. O objetivo é orientar as mulheres a respeito do diagnóstico precoce e da prevenção de doenças cardiovasculares. O projeto de autoria do vereador Eduardo do Blog (REP) segue para a avaliação do Poder Executivo.

- Temos visto uma rotina de realização de exames ginecológicos e de mama anualmente, mas quando o assunto é check-up cardiológico a frequência é bem menor -, justifica Eduardo. Ainda segundo o vereador, “dados mostram que as doenças cardiovasculares passaram a liderar as causas de mortalidade feminina, na frente do câncer de mama, útero e ovário”, explica.

As doenças cardíacas estão associadas ao envelhecimento e ao estilo de vida. Os fatores de risco são o histórico familiar, a hipertensão arterial, o diabetes, o aumento dos níveis de colesterol, especialmente o LDL, tabagismo, sedentarismo e obesidade. Mas, nas mulheres, alguns deles têm efeito ainda mais acentuado.

A Campanha deverá ser realizada anualmente na última semana de setembro, coincidindo com o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro e deve reunir organizações que envolvam mulheres, grupos médicos e representantes da sociedade civil, a fim de promover ações como palestras, orientações nutricionais, exames preventivos e verificação de pressão arterial.