Câmara aprova a criação do Programa Sorriso Saudável na Terceira Idade

por Adriana Fradique publicado 06/09/2023 17h37, última modificação 06/09/2023 17h37
Câmara aprova a criação do Programa Sorriso Saudável na Terceira Idade

Vereador Dudu é o autor do projeto de lei

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que cria o Programa Sorriso Saudável na Terceira Idade, voltado para cuidados de saúde bucal das pessoas que se encontram em clínicas, residências geriátricas e similares em Petrópolis. O projeto de lei tem como objetivo assegurar o direito de acesso às ações e serviços de saúde bucal para pessoas com mais de sessenta anos. A autoria do projeto é do vereador Dudu.

Segundo o texto aprovado, as clínicas e residências geriátricas, públicas e privadas, passam a ser obrigadas a oferecer aos residentes um serviço odontológico de avaliação diagnóstica e planejamento de tratamento no momento de sua admissão, de modo a integrar a avaliação e o planejamento do atendimento nutricional, médico e de enfermagem, de acordo com as necessidades individuais de cada idoso em relação ao seu diagnóstico de saúde bucal.

- Esperamos com esse projeto oferecer a essas pessoas todo um acompanhamento odontológico personalizado, incluindo benefícios como a reabilitação de funções de mastigação, deglutição, fala e autoestima do idoso por meio da reabilitação oral e também a prevenção de doenças mais graves -, explica o vereador Dudu.

Ainda segundo o projeto, a vigilância em saúde do município deve incluir no roteiro de inspeção de clínicas e residências geriátricas no campo de assistência ao idoso, a informação “encaminhamento para tratamento odontológico e reabilitação oral”.

“Nosso projeto foi pensado levando em consideração o respeito e a garantia à saúde do idoso, com um serviço de saúde com base em um acolhimento garantido por equipes multiprofissionais capazes de promover a humanização no tratamento dessas pessoas”, finaliza Dudu.