Câmara aprova a criação do programa de saúde bucal na rede pública municipal

por yasmim.grijo — publicado 01/04/2022 15h20, última modificação 01/04/2022 15h25

Na tarde da última terça-feira (29), a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei de autoria do vereador Marcelo Chitão (PL) que institui o programa de saúde bucal na rede pública municipal de ensino de Petrópolis.

O objetivo é reduzir os índices de problemas dentários por meio de desenvolvimento do hábito da higienização bucal diária entre os alunos, o ensino da técnica correta de escovação e do uso regular do fio dental. Além disso, a proposta oferecerá palestras, debates, distribuição de impressos educativos, exibição de filmes e exposições práticas.

Segundo o vereador, tais medidas são fundamentais e devem ser acompanhadas da visita ao cirurgião-dentista periodicamente para que o tratamento da saúde bucal não seja apenas resolutivo, mas sim preventivo. ‘"É preciso ter um incentivo por parte do poder público no que tange a saúde bucal de nossas crianças do município. Este é um problema de saúde pública que deve contar com medidas que atendam efetivamente as necessidades da população’’, explica.

Ainda de acordo com o texto, as ações governamentais para implantação do Programa, poderão ser desenvolvidas em parceria com faculdades de odontologia e organizações não governamentais.

Marcelo Chitão também comenta que, segundo estudos, a saúde bucal está diretamente ligada à saúde geral em todas as idades. Segundo dados do Ministério da Saúde, 88% da população brasileira tem cárie e o número é ainda mais preocupante entre as crianças.

- É fundamental que as instituições de ensino contem com um profissional para avaliações periódicas nas crianças, além de ensinar os devidos cuidados com higiene bucal, como a escovação, para manter um organismo saudável -, finaliza o vereador.

O projeto segue para sanção da Prefeitura.