Biblioteca Digital de Petrópolis é aprovada na Câmara

por Adriana Fradique publicado 14/06/2023 18h25, última modificação 14/06/2023 18h25
Biblioteca Digital de Petrópolis é aprovada na Câmara

Vereador Marcelo Lessa é o autor do projeto

A Câmara Municipal aprovou a criação da Biblioteca Digital de Petrópolis, diretamente vinculada à Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, com a finalidade principal de disponibilizar livros e outras publicações de domínio público, em formato digital, à sociedade. A autoria do projeto é do vereador Marcelo Lessa.

- Uma biblioteca digital apresenta um enorme potencial para superar barreiras físicas, já que o conteúdo pode ser acessado a qualquer tempo e em qualquer local, permitindo às pessoas o acesso online de seus conteúdos por meio de dispositivos como celulares, tablets, notebooks, dentre outros-, explica o vereador Marcelo Lessa.

A Biblioteca Digital deverá organizar sugestões para inclusões de obras literárias no formato digital, promover o estímulo à leitura, organizar arquivos das notícias publicadas nos jornais, blogs e sites, com referência as atividades do Município, entre outros objetivos.

“Outro ponto interessante desse projeto é que a biblioteca digital deverá ter o controle de todo o acervo físico da biblioteca física, assim dessa maneira, o usuário terá acesso aos livros e saber se estes estão disponíveis para empréstimo, quando não houver a versão digital disponível”, destaca Lessa.

Ainda segundo o projeto aprovado, a Biblioteca Digital de Petrópolis será criada usando mão de obra já existente nos quadros da Prefeitura, em parceria com as Fundações de Cultura e Turismo de Petrópolis, podendo, até mesmo, ser criado um aplicativo para disponibilização das obras.

A proposta segue para a avaliação do Poder Executivo Municipal.