Audiência pública reúne fisioterapeutas para debater sobre a importância desse profissional e suas diversas áreas de atuação

por Tarsila Rangel publicado 10/10/2023 17h22, última modificação 10/10/2023 17h22

Na noite desta segunda-feira (09), Câmara Municipal promoveu uma audiência pública para debater sobre a importância do fisioterapeuta e suas diversas áreas de atuação. O evento, convocado pelo vereador e Presidente da Casa Legislativa, Júnior Coruja, também aproveitou para exaltar o dia deste profissional, comemorado em 13 de outubro.

Ao iniciar a audiência, o Palácio Amarelo foi iluminado com a cor verde, em comemoração aos 54 anos da profissão. A iniciativa foi uma ação conjunta da Presidência da Câmara com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (CREFITO-2).

“O fisioterapeuta é um profissional de destaque para a área da saúde, pois suas técnicas e abordagens terapêuticas promovem a recuperação, prevenção e melhoria da função física, mobilidade e qualidade de vida de indivíduos com condições de saúde variadas. Espero que este debate contribua para a criação de políticas públicas eficazes em prol dos fisioterapeutas da nossa cidade, que tanto se dedicam para a reabilitação de seus pacientes”, iniciou o vereador Júnior Coruja.

Em seguida, a fisioterapeuta Idaiane Neves da Silva Machado, explicou que, com base na avaliação do estado físico do paciente, o profissional estabelece um plano de reabilitação mediante anamnese, avaliação, exame físico e diagnóstico e ressaltou a importância do trabalho realizado por profissionais. “Algumas técnicas aplicadas na fisioterapia são massoterapia, eletroterapia, entre outras que ajudam a recuperar o movimento e a função do corpo. O fisioterapeuta acompanha o paciente durante todo o processo de reabilitação, adaptando o tratamento conforme a evolução. Além disso, trabalhamos em conjunto com outros profissionais de saúde para garantir um tratamento completo e eficaz”, afirma.

Ainda durante a audiência foram abordados todos os locais e as áreas de atuação do profissional de fisioterapia. “Hoje, ele pode trabalhar em hospitais, clínicas, consultórios, empresas, instituições de ensino, centros esportivos, instituições de longa permanência e centros de reabilitação, por exemplo. Abordando técnicas de respiração, equoterapia, pilates, RPG, ginástica laboral, dentre outras”, relata Idaiane.

Atualmente, são reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO como especialidades da fisioterapia: acupuntura, aquática, cardiovascular, dermatofuncional, esportiva, gerontologia, trabalho, neurofuncional, oncologia, reumatologia, respiratória, traumato-ortopédica, osteopatia, quiropraxia, saúde da mulher e terapia intensiva. “É sempre bom lembrar que a fisioterapia ajuda a aliviar dores musculares, articulares e neuropáticas, melhora a função e mobilidade do paciente e previne complicações decorrentes de lesões, cirurgias e doenças crônicas”, completa a profissional de fisioterapia.

O vereador Júnior Coruja lembrou sua atuação parlamentar em prol das políticas públicas voltadas ao fisioterapeuta em Petrópolis. “São leis de minha autoria a semana de debate sobre a importância do fisioterapeuta e sua atuação (8.528/23), o projeto ‘Saúde nos Bairros’ (8.562/23) e o dia municipal da equoterapia (8.468/22). E, em breve, também aprovaremos o dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, outros projetos e indicações que indicam a necessidade de utilizar o espaço público do Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes para instalação do Programa Municipal de Equoterapia, solicitei também que possamos implantar terapias integrativas no sistema de saúde municipal. Além disso, luto para que estes profissionais possam prestar assistência domiciliar em áreas comuns dos condomínios residenciais e para que sejam incluídos no quadro de funcionários da Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Itaipava por 24h”, diz.

Michele Moreira, fisioterapeuta e representante da Petrocare, falou sobre a importância do cuidado com os pacientes hospitalizados. “O intuito do fisioterapeuta é reabilitar de forma rápida, para que a pessoa corra menos riscos de infecções hospitalares, provendo qualidade de vida para que ela não se torne cada vez mais debilitada. Também trabalhamos nas residências, acompanhados dos familiares, o que é muito importante. O paciente sai de dentro do hospital, sem correr riscos e sem precisar de nova hospitalização”.

Vicente Machado, Coordenador da UPA Cascatinha, comentou sobre o cotidiano do local. “A UPA foi criada para estabilizar o paciente e ser feita, rapidamente, sua transferência para o hospital de referência para o caso, mas a verdade é diferente. Muita vezes, demanda é alta e não é possível transferir com rapidez e a pessoa acaba ficando muito mais tempo na UPA. Nessas horas, vemos a importância do trabalho feito pelos fisioterapeutas que, com o material que se tem, consegue salvar vidas”.

Renato Garcia, que estava presente representando a Secretaria de Saúde, ressaltou que, para ele, atuar na atenção primária é um desafio prazeroso. “Nós estamos sempre prontos para ajudar e necessitamos de políticas públicas para exercer um trabalho cada vez melhor. Acredito que a política pública nasce no SUS e reflete no privado”, finaliza.

Também estavam presentes na audiência outros fisioterapeutas e um representante da Secretaria de Esportes do município. Todos os presentes receberam, do gabinete do vereador Júnior Coruja, uma moção em homenagem aos 54 anos da profissão.