Aprovada indicação que propõe a suspensão da cobrança de estacionamento na Rua Teresa por tempo indeterminado

por juliana.fernandes — publicado 22/03/2022 20h55, última modificação 22/03/2022 20h56

Indicação é da vereadora Gilda Beatriz

A Câmara Municipal aprovou na sessão plenária desta terça-feira (22/3), em regime de urgência, uma indicação da vereadora Gilda Beatriz (PSD) que propõe a suspensão da cobrança de tarifa nas áreas de estacionamento rotativo situadas na Rua Teresa em tempo a ser determinado pelo Executivo Municipal. A proposta (processo nº 1510/2022) foi aprovada por unanimidade pelos 13 vereadores presentes à reunião no momento da votação.

"Após as duas tragédias seguidas que se abateram sobre a cidade muitos lojistas foram prejudicados, tendo inclusive que fechar suas portas pela falta de compradores. Dessa forma, suspendendo o rotativo, vamos beneficiar tanto os lojistas, quanto todos os consumidores. É muito importante estimularmos o retorno dos turistas na cidade", disse a vereadora.

No documento, a parlamentar argumenta que é necessário criar medidas que estimulem o comércio e o retorno do turismo em todo o município. Ela lembrou que a Rua Teresa, uma das regiões mais atingidas, possui mais de 800 lojas - sendo o maior shopping a céu aberto da América Latina - e representa 14% do PIB do município.

Durante os debates, alguns vereadores se manifestaram favoravelmente à proposta. O vereador Gil Magno (DC) sugeriu que a proposta contemplasse toda a cidade e fosse estendida até o final do ano. Na mesma linha, o vereador Dudu (MDB) lembrou também que o comércio de alguns bairros onde é realizada a cobrança de estacionamento também foram duramente castigados, fazendo com que estes também mereçam a interrupção na cobrança. Domingos Protetor (PSC) e Junior Coruja (PSD) também reforçaram a necessidade da suspensão da cobrança.

Ainda na tarde desta terça-feira, a vereadora Gilda Beatriz protocolou nova indicação solicitando a suspensão temporária da cobrança do estacionamento rotativo também no Centro Histórico da cidade, no polo de modas do Bingen e nos bairros atingidos por deslizamentos ou enchentes. A proposta deverá ser incluída para votação na sessão da quarta-feira (23).