Aprovada indicação para criação de banco de dados digitalizado para chipagem de animais

por adm publicado 01/04/2021 13h30, última modificação 01/04/2021 13h30

Foi aprovada na sessão plenária da última terça-feira (23) indicação legislativa de autoria do vereador Domingos Protetor (PSC) solicitando que a Prefeitura de Petrópolis, por meio de seu departamento de informática, crie um banco de dados digitalizado para cadastro dos animais chipados na cidade. A indicação é o primeiro passo para o Projeto de Lei que o vereador irá propor requerendo a chipagem em massa dos animais domésticos e de grande porte no município.

Atualmente, existem mais de 5 mil animais com microchips de identificação em Petrópolis, como os cavalos que pertenciam às charretes, os animais apreendidos do Curral Municipal e os que já foram castrados pelo Castramóvel. Porém, o banco de dados que armazena estas informações é apenas físico, registrado em papel. A intenção é digitalizá-lo para que possa atender os futuros cadastros através de uma pesquisa automática. “A proposta final é realizar a chipagem em massa dos animais, justamente para controlar o abandono e facilitar o processo de achados e perdidos, porém, para isso, é necessário ter uma estrutura de fácil acesso, confiável e com informações completas”, explica Domingos.

O objetivo é que o banco de dados seja de domínio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal – Cobea, mas que clínicas veterinárias autorizadas a realizarem a chipagem também possam acessar para cadastramento dos chips. “Neste cadastro irá constar as características do animal como raça e cor, histórico de atendimento médico, dados pessoais do proprietário, além de informações administradas somente pela Cobea, que irão informar sobre o estado do animal”, finaliza o vereador.