Agora é Lei: terminais rodoviários de Petrópolis terão pontos de coleta de lixo eletrônico

por juliana.fernandes — publicado 03/04/2023 17h29, última modificação 03/04/2023 17h29

Terminais rodoviários de Petrópolis passarão a ter pontos de coleta de lixo eletrônico de pequeno porte. A novidade está está prevista na Lei número 8.525, de 31 de março, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja, e vai garantir o descarte correto de itens como, por exemplo, pilhas, baterias portáteis, aparelhos e carregadores de telefone celular, rádios portáteis, walkman, Mp3, Mp4 e máquinas fotográficas.

Autor da lei, o vereador Júnior Coruja lembrou que o descarte correto de lixo eletrônico é responsabilidade de todos. "Ao criarmos os pontos de coleta, não apenas facilitamos o acesso da população em geral para que faça o descarte correto como também promovemos a conscientização das pessoas. Estamos falando de um lixo extremamente nocivo ao meio ambiente e à saúde de todos nós", frisou.

Ao sancionar a lei, o governo municipal assume o compromisso de promover campanhas de educação ambiental chamando atenção sobre a responsabilidade de cada um em relação ao destino do lixo eletrônico pós-consumo e os riscos do descarte irregular para a saúde e o meio ambiente. "Hoje é comum que as pessoas busquem, sempre, equipamentos mais novos e com tecnologia mais avançada, mas é importante lembrar que os aparelhos velhos não podem ir para o lixo comum. Computador fora de uso, televisores velhos, consoles de videogame que foram abandonados, tudo isso compõe o lixo eletrônico e precisa ser corretamente descartado”, finalizou o vereador.