Agora é Lei: símbolo mundial da fibromialgia terá que ser incluídos nos avisos de atendimento prioritário

por juliana.fernandes — publicado 08/12/2023 17h32, última modificação 08/12/2023 17h32

A Prefeitura sancionou a Lei 8.663/2023, de autoria do vereador Eduardo do Blog, tornando obrigatória a inclusão do símbolo mundial da Fibromialgia nas placas e avisos de atendimento prioritário nos estabelecimentos ou empresas públicas e privadas, inclusive concessionárias de serviços públicos do Município.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da Prefeitura no dia 30 de novembro, a sinalização deverá ser aplicada conforme a norma dos "Símbolos Internacionais de Acesso", nos mesmos parâmetros adotados para outras deficiências.

Para o autor da Lei, a medida serve como ferramenta de promoção da qualidade de vida dos fibromiálgicos.

"A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura e causa intensas dores no paciente. Há uma grande dificuldade de acesso a prioridade no atendimento, já que não é uma doença visível. Esperamos, com esta lei sancionada, dar mais dignidade a estas pessoas, acelerando o atendimento como já acontece com gestantes, idosos e pessoas com deficiência", disse Eduardo.