AGORA É LEI: Semana Municipal de Conscientização sobre Saúde Mental e Medicina Veterinária é criada em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 08/04/2024 15h22, última modificação 08/04/2024 15h22

Vereador Domingos Protetor é o autor da Lei

A Semana Municipal de Conscientização sobre Saúde Mental e Medicina Veterinária entra no calendário oficial do município de Petrópolis, graças à Lei 8.735/24, de autoria do vereador Domingos Protetor. A semana deverá incluir o dia 09 de setembro, Dia Nacional do Médico Veterinário. O objetivo é oferecer aos médicos veterinários suporte especializado para desempenharem suas rotinas com mais equilíbrio emocional e confiança.

De acordo com um estudo de 2019 elaborado pela agência norte-americana de controle e prevenção de doenças - a CDC, a taxa de suicídio é 3,5 vezes mais alta entre médicos veterinários do que entre o restante da população. E ainda: 66% dos profissionais reportaram depressão clínica e 24% já consideraram suicídio desde que ingressaram no curso de veterinária.

No contexto brasileiro, a situação destes profissionais não é diferente. Em 2019, a Associação Brasileira de Veterinários identificou alguns motivos pelos quais veterinários são tão acometidos pelo esgotamento mental e citou as péssimas condições de trabalho, dificuldades relacionais e interpessoais, falta de foco, questões psíquicas da formação do profissional, culpa, medo de errar, cobrança constante para sempre estarem disponíveis, captação e consolidação de clientes, relação com a dor do animal e da família e eutanásia legalizada, entre outros.

"É fundamental que cuidemos da saúde dos médicos veterinários da nossa cidade, dado que as estatísticas apontam números alarmantes de casos de suicídio, depressão, fadiga de compaixão, ansiedade, entre outros males, demonstrando a necessidade de o Poder Público oferecer ferramentas informacionais, bem como apoio médico especializado", defende Domingos Protetor.

A Semana Municipal de Conscientização sobre Saúde Mental e Medicina Veterinária abordará o gerenciamento do estresse e da ansiedade no trabalho, a prevenção da Fadiga de Compaixão, da Síndrome de Burnout e de expectativas de clientes sobre resultados clínicos e valores. "Com este projeto, será possível proporcionar atividades de conscientização sobre os riscos à saúde física e mental, inerentes à profissão, assim como os meios para gerenciá-los, trazendo assim, mais segurança e conforto emocional para as rotinas", pontua o vereador.

O Poder Executivo poderá realizar debates, palestras, campanhas educativas, atendimentos médicos, sem prejuízo de outras iniciativas pertinentes e celebrar convênios e parcerias público-privadas.