AGORA É LEI: Programa Municipal de Incentivo à Prática de Futmesa é criado em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 08/04/2024 15h13, última modificação 08/04/2024 15h13

Vereador Marcelo Chitão é o autor da Lei

Com a Lei Municipal 8.727/24, Petrópolis ganha o Programa Municipal de Incentivo à Prática do Teqball, mais conhecido como futmesa. O autor da nova lei é o vereador Marcelo Chitão. O Teqball é um esporte profissional que conta, até mesmo, com uma Copa do Mundo exclusiva. De modo simplificado, é como uma mistura entre tênis de mesa e futebol. O esporte está presente em mais de 140 países e a modalidade segue em expansão, conquistando cada vez mais adeptos.

De acordo com a nova lei, para executar o programa, a Prefeitura deverá celebrar parcerias com empresas, fundações públicas ou privadas, bem como organizações da sociedade civil, para a instalação e manutenção de quadras de futmesa em espaços públicos, como praças, parques e outros locais de livre acesso ao público. As empresas poderão inserir sua marca nas mesas instaladas e ficarão com os custos de instalação e manutenção das quadras sem qualquer ônus para o município.

O vereador lembra que a prática de atividade física é fundamental para a promoção da saúde e do bem-estar da população. "A falta de exercícios físicos regulares pode levar a diversas doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão, além de causar impactos negativos na saúde mental das pessoas. Essa iniciativa busca fomentar a prática de atividade física de maneira acessível e gratuita para a população, além de criar espaços de convivência e socialização nos locais em que as quadras serão instaladas", destacou Chitão.