Agora é Lei: Programa de Disponibilização da Vacina Pneumocócica a pessoas idosas é criado em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 19/01/2024 17h50, última modificação 19/01/2024 17h50

Vereador Marcelo Lessa é o autor da lei

De acordo com a Lei Municipal 8.707/23, de autoria do vereador Marcelo Lessa, a Secretaria de Saúde Municipal deverá promover uma campanha anual de vacinação contra pneumonia voltada a pessoas a partir de 60 anos.

-A ideia é que o município disponibilize gratuitamente a vacina pneumocócica aos idosos nos postos de atendimento médico e nas Unidades de Pronto Atendimento de nossa cidade -, explica o autor da lei Marcelo Lessa, que completa: “além das vacinas, outras ações que contemplem a prevenção e o controle da pneumonia, como campanhas periódicas de esclarecimento sobre a doença, o modo de transmissão e a importância da vacinação também deverão ser realizadas”. Para efetivar a campanha, o Poder Executivo poderá firmar convênios com entidades públicas ou privadas.

A pneumonia é uma doença causada por agentes infecciosos como vírus, bactérias e fungos. Pessoas com imunidade fragilizada são mais suscetíveis a contraí-la, no entanto, crianças e idosos também estão no grupo de risco. “Diante da gravidade do atual cenário, é nosso dever promover a proteção dos idosos de nossa cidade”, finaliza Lessa.