Agora é Lei: Programa de Defesa Pessoal para Mulheres é criado em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 17/01/2024 16h15, última modificação 17/01/2024 16h15
Agora é Lei: Programa de Defesa Pessoal para Mulheres é criado em Petrópolis

Vereador Gil Magno é o autor da lei

A Lei 8.705/24 que foi sancionada recentemente, cria o Programa de Defesa Pessoal para Mulheres em Petrópolis, destinado a apresentar às mulheres práticas e técnicas de inteligência emocional e autodefesa. O autor da lei é o vereador Gil Magno.

Gil Magno destaca que cidade de Petrópolis possui índices preocupantes de violência doméstica e familiar contra mulher, tornando necessário ampliar a proteção dessas vítimas, além de outras mulheres que possam vir a sofrer outros tipos de assédios e risco, através da preparação para autodefesa e o desenvolvimento da inteligência emocional necessária para aplicação destas técnicas quando necessário.

-A ideia é que o Programa conte com lições sobre inteligência emocional e dinâmicas de grupo, com acompanhamento de psicólogos. Falar sobre ansiedade, mecanismos de defesa da mente e repressão de emoções, visto que de nada adiantará o conhecimento das técnicas de lutas se o emocional estiver abalado. O autocontrole é fundamental nos casos de risco e violência-, explica Gil.

As aulas deverão ser ministradas por membros habilitados e especializados em treinamentos dessa natureza, preferencialmente membros da Policia Civil, Militar, Guarda Municipal ou de qualquer outro órgão que integre a segurança pública e que reúna os requisitos necessários para ministrar as aulas. Professores de educação física com especialização em defesa pessoal ou profissionais de artes marciais com curso técnico em defesa pessoal reconhecido e comprovado também poderão fazer parte do programa.