AGORA É LEI: Política de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos é criada em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 19/01/2024 17h47, última modificação 19/01/2024 17h47

Vereador Gil Magno é o autor da lei

Foi sancionada recentemente a Lei Municipal 8.672/23 que cria a Política de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos, com o objetivo de desenvolver ações, programas e atividades voltadas para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos idosos, de acordo com as diretrizes da Política Nacional do Idoso. A autoria da lei é do vereador Gil Magno.

O vereador Gil lembra que “a prática regular de esportes traz muitos benefícios à saúde como melhoria na saúde mental, na postura, nas funções motoras, na capacidade cardiorrespiratória, enfim, um melhor condicionamento físico como um todo”. O autor da lei também destaca que a prática de esportes desempenha um papel fundamental para a melhor qualidade de vida dos idosos.

Segundo a nova lei, além de criar e incentivar projetos de atividades físicas, o poder executivo deve apoiar a realização de eventos esportivos, podendo ainda fomentar parcerias e convênios com cursos de educação física. Entidades e organizações representativas do idoso, legalmente constituídas, poderão apresentar propostas e projetos, e também organizar e promover os próprios eventos esportivos.

-Acredito que a adoção de políticas públicas que incentivem o esporte para pessoas com mais de 60 anos é uma iniciativa capaz de impactar até mesmo o sistema público de saúde, com uma redução no número de atendimentos-, finaliza Gil.