Agora é Lei: Petrópolis terá Semana de Conscientização sobre Esporotricose

por Tarsila Rangel publicado 17/10/2023 14h29, última modificação 17/10/2023 14h29
Agora é Lei: Petrópolis terá Semana de Conscientização sobre Esporotricose

Vereadora Gilda Beatriz

Sancionada em 6 de outubro de 2023, a Lei 8.613, de autoria da vereadora Gilda Beatriz cria a Semana de Conscientização sobre Esporotricose, dedicada à prevenção e conscientização da doença, que passa a integrar o calendário oficial de eventos de Petrópolis e será comemorada anualmente na semana que incluir o dia 08 de agosto, quando é comemorado o Dia Internacional do Gato.

"De alguns anos para cá, tenho percebido um aumento significativo da incidência de esporotricose nos felinos e, por consequência, nos humanos. Precisamos expandir o conhecimento sobre a doença e agir de forma preventiva", explica a autora da Lei.

Na Semana de Conscientização sobre a Esporotricose serão desenvolvidas ações, com os objetivos de alertar e promover debates sobre a doença; estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas; estimular, sob o ponto de vista social e educacional, a concretização de ações, programas e projetos na área, além de realizar palestras, campanhas e outros eventos, a fim de apresentar, difundir e dialogar sobre a esporotricose e seu tratamento em animais e em seres humanos.

Sobre a Esporotricose - É uma micose profunda provocada por fungos da família Sporothrix, que são encontrados na terra e em materiais em decomposição, como madeiras, galhos e folhas. A doença pode afetar animais e humanos e se manifesta quando há contato dos fungos com partes mais profundas da pele, por meio de um corte. Gatos são os mais atingidos, por serem animais domésticos, mas que geralmente vivem soltos.

A esporotricose tem tratamento e cura, por isso, o animal com suspeita da doença não deve ser abandonado, maltratado ou sacrificado.