Agora é lei: Petrópolis terá programa para levar ações de saúde aos bairros

por yasmim.grijo — publicado 16/05/2023 19h27, última modificação 16/05/2023 19h27

Nova lei municipal (8.562/2023) pode garantir à população de Petrópolis orientação de saúde e atendimento especializado mais perto de casa. A medida está prevista em lei do presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Júnior Coruja, que acaba de ser sancionada, criando o Projeto Saúde nos Bairros. O objetivo é levar diretamente aos bairros orientações de cardiologistas, pediatras, ginecologistas, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiras, técnicas em enfermagem e nutricionistas, entre outros, para a realização de avaliações e exames médicos.

O vereador Júnior Coruja explica que o trabalho complementa as ações realizadas nos Postos de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, com avaliação ponderal, nutricional, postural, atualização de vacinas e orientações preventivas, e contribui para melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Nossa proposta é que o programa funcione de forma itinerante, percorrendo diferentes regiões da cidade periodicamente. O atendimento será feito com cadastramento prévio, garantindo acompanhamento às famílias. Assim, poderão prevenir o desenvolvimento de doenças mais graves, o que, sem dúvida, vai impactar positivamente nas demandas de urgência na rede municipal de saúde”, explica.

Com a lei, o governo municipal deverá formatar e executar o programa, que poderá ter ações ao menos duas vezes ao mês em cada bairro. Entre os serviços que serão oferecidos, segundo o que prevê o texto, estão aferição de pressão arterial; orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis; distribuição de preservativo; orientação à gestante; vacinação contra a COVID 19, gripe e outras vacinas oferecidas pelo SUS; orientação bucal; orientação de combate a dengue; orientação sobre o programa de saúde da família; orientações sobre violência doméstica contra a mulher com auxílio do CRAM e do ônibus Lilás; orientações acerca dos exames de prevenção ao câncer de mama; teste rápidos e de glicemia; orientação e avaliação postural.