Agora é lei: Petrópolis terá programa de saúde bucal voltado para a terceira idade

por Tarsila Rangel publicado 10/11/2023 15h25, última modificação 10/11/2023 15h25

Idosos petropolitanos poderão contar com o "Programa de Saúde Bucal do Idoso". A Lei 8.619/2023 é de autoria do vereador Dr. Mauro Peralta (PRTB) e foi sancionada no fim de outubro. Tem como objetivo fomentar o direito de acesso às ações e serviços de saúde bucal para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, oferecendo diagnóstico preventivo, tratamento clínico odontológico e próteses.

Para o autor da lei, os cuidados com a saúde bucal são tão importantes na terceira idade quanto em qualquer outra fase da vida e devem ser estimulados pelo poder público, de forma a facilitar o trabalho de prevenção, o diagnóstico de problemas, o tratamento clínico e mesmo a obtenção de próteses.

"Com as mudanças geradas pelo envelhecimento, muitas vezes é preciso adotar novos cuidados para preservar a saúde e garantir qualidade de vida. Manter os cuidados com os dentes beneficia não apenas a saúde bucal, mas também a saúde de forma geral, já que a mastigação correta é fundamental também para garantir uma boa digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes. Além disso, ainda há a questão psicológica, uma vez que um sorriso bonito e saudável também é importante para o bem-estar a para a autoestima", lembrou o vereador.