AGORA É LEI: Petrópolis inclui no Calendário Oficial a Caminhada Contra as Intolerâncias e o Racismo Religioso
Na última semana, foi sancionada a lei municipal 9045/2025, de autoria da vereadora professora Lívia, que oficializa, no calendário oficial de eventos do município, a Caminhada contra as Intolerâncias e o Racismo Religioso. A iniciativa, organizada pelo Coletivo do Povo do Santo, passa agora a integrar formalmente a agenda do município.
Aprovada por meio de projeto de lei, a caminhada será realizada anualmente em data definida pelo próprio coletivo, em conjunto com a Prefeitura. O evento tem como objetivo principal promover a conscientização sobre o respeito às diversas manifestações religiosas e culturais, combater a intolerância religiosa e o racismo e valorizar as tradições afro-ameríndias presentes na cidade.
Segundo o texto da lei, a Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura e outras secretarias competentes, deverá apoiar a realização do evento, garantindo estrutura, segurança e ampla divulgação para mobilizar a população.
“A caminhada é um símbolo de resistência, fé e união. Torná-la parte do calendário oficial é reconhecer a importância das religiões de matriz africana e ameríndia e lutar contra qualquer forma de discriminação”, afirma a vereadora
A medida busca avançar na construção de uma sociedade mais plural, justa e inclusiva, em que todas as crenças e culturas sejam respeitadas.