AGORA É LEI: Petrópolis ganha o Dia Municipal das Unidades de Conservação

por Adriana Fradique publicado 08/04/2024 14h54, última modificação 08/04/2024 14h54
AGORA É LEI: Petrópolis ganha o Dia Municipal das Unidades de Conservação

Vereador Gil Magno é o autor da Lei

De acordo com a Lei 8.740/24, recentemente sancionada, Petrópolis passa ter o Dia Municipal das Unidades de Conservação, que será comemorado anualmente no dia 18 de julho. A iniciativa é do vereador Gil Magno.

Gil explica que o 18 de julho é o dia em que foi instituído o SNUC. “O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) serve para garantir a preservação da diversidade biológica, promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais e fazer a proteção das comunidades tradicionais, seus conhecimentos e cultura”, destaca o vereador.

O município de Petrópolis destaca-se pela grande quantidade de unidades de conservação (UCs) inseridas em seu território, as quais desempenham um papel importante na gestão dos remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica. São 22 unidades de conservação inseridas no município de Petrópolis, destas 17 estão integralmente localizadas dentro dos limites do município.

Além disso, essas unidades contribuem de maneira fundamental no planejamento da ocupação populacional, considerando as complexas questões socioambientais envolvidas.

Recentemente, Petrópolis foi declarada através da Lei Estadual 10.082/23 como a “Capital Estadual das Unidades de Conservação”, com o intuito de favorecer o turismo de aventura, geoturismo e o montanhismo, patrimônio Cultural imaterial da cidade. A Lei garante o desenvolvimento de ações de conservação, educação Ambiental, redução de risco e ecoturismo.