AGORA É LEI: "Junho Alemão" entra para o calendário oficial do município

por Rafael De Souza Marques publicado 11/04/2024 17h25, última modificação 11/04/2024 17h25
AGORA É LEI: "Junho Alemão" entra para o calendário oficial do município

vereador Hingo Hammes

De autoria do vereador Hingo Hammes, a lei nº 8736/24 que institui o "Junho Alemão" no Calendário Oficial do Município será realizada durante todo o mês de junho, anualmente, com o objetivo de promover atividades que prestigiem e disseminem o conhecimento sobre a rica herança germânica presente na cidade.

O "Junho Alemão" abrangerá uma variedade de eventos, desde festividades tradicionais até palestras e seminários, todos destinados a proporcionar aos petropolitanos uma imersão na cultura alemã. Esta iniciativa visa não apenas celebrar as tradições e costumes dos imigrantes alemães, mas também garantir o acesso ao conhecimento sobre o papel fundamental que desempenharam no crescimento da cidade.

Ao considerar a importância histórica dos imigrantes alemães em Petrópolis, a lei reconhece o legado deixado por esses pioneiros, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento industrial da região. Desde as primeiras fábricas de tecidos e cervejarias até os setores de serraria, marcenaria e móveis, a influência alemã é palpável em diversos aspectos da vida petropolitana.

A escolha do mês de junho para as comemorações tem como referência o dia 29 de junho, data que celebra a chegada dos primeiros colonos alemães à Petrópolis no ano de 1845.

“Ao aprovar esta lei, reafirmamos nosso compromisso com a preservação da história e da diversidade cultural, honrando aqueles que com a visão e o trabalho árduo ajudaram a moldar o destino da cidade”, destaca o vereador.