Agora é Lei: Eventos em Petrópolis devem oferecer gratuitamente água potável filtrada para o público

por Tarsila Rangel publicado 19/01/2024 15h55, última modificação 19/01/2024 15h55

Vereadora Gilda Beatriz

De acordo com a Lei 8.677, de autoria da vereadora Gilda Beatriz e sancionada recentemente, eventos públicos e privados de caráter artístico e musical, como shows e festivais, e quaisquer eventos de grandes proporções, realizados em Petrópolis, deverão oferecer bebedouros de água potável filtrada para o público em geral, sendo vedada a cobrança por seu uso.

A Lei vem de encontro à situação ocorrida no ano passado, em um show no Rio de Janeiro, na qual uma jovem veio a óbito devido ao calor e a falta de disponibilização de água no local. Na ocasião, não era permitido entrar no estádio com garrafas de água e as que estavam sendo comercializadas possuíam valor absurdo.

“A medida visa a proteção da saúde das pessoas na realização de eventos, especialmente quando estiverem expostas ao calor ou em períodos de alta temperatura. Portanto, é de suma importância que sejam instalados bebedouros com água potável nos eventos públicos e privados realizados no município de Petrópolis”, defende Gilda Beatriz.

A quantidade de bebedouros instalados deverá ser proporcional ao número estimado de participantes do evento, a ser definida em regulamento próprio.