Agora é lei: estudantes de Petrópolis terão carteirinha de identificação digital

por juliana.fernandes — publicado 21/11/2023 15h30, última modificação 21/11/2023 15h29

Lei municipal de autoria do presidente da Câmara, vereador Júnior Coruja, promulgada na última semana, vai garantir que estudantes de Petrópolis tenham uma carteira de identificação própria, municipal, de forma a facilitar o acesso aos direitos previstos em lei, incluindo meia-entrada em cinemas e eventos culturais. A carteira estudantil deverá ser padronizada, fornecida pelo governo municipal por meio de aplicativo que assegure a autenticidade e a validação do documento.

O autor da lei explica que a criação de uma carteirinha municipal é necessária diante das dificuldades encontradas pelos estudantes para obter o documento gratuitamente. “A carteira digital seguirá o modelo único nacional, que já foi distribuído gratuitamente, mas, hoje, demanda o pagamento de taxas. Isso dificulta o acesso de muitos jovens aos benefícios previstos na legislação. A carteirinha de identificação é um direito do estudante e é obrigação do poder público assegurar esse acesso de maneira simplificada e sem burocracia”, lembrou Júnior Coruja.

Pela lei, a solicitação pelo estudante menor de dezoito anos deverá conter a autorização do responsável legal e declaração de consentimento para o compartilhamento de dados cadastrais e pessoais. Isso vai permitir que o poder público monte um cadastro que poderá ser utilizado para a formulação, implementação, execução, validação e monitoramento de políticas públicas.

O Poder Executivo deverá regulamentar a lei e o fornecimento das carteiras pela Secretaria Municipal de Educação deverá ser iniciado em prazo máximo de 120 dias.