Agora é lei: escolas terão atividades relacionadas à cidadania e combate à corrupção

por juliana.fernandes — publicado 26/01/2023 17h03, última modificação 26/01/2023 17h03

A Lei 8.486/23 foi sancionada e, a partir de agora, Petrópolis irá realizar atividades relacionadas à cidadania e combate à corrupção nas unidades de educação básica. O projeto, idealizado pela Defensora Pública aposentada Andrea Carius, apresentado juntamente com o Vereador Eduardo do Blog, autor da lei, determina que as escolas realizem, anualmente, no mês de setembro, oficinas, seminários, visitas orientadas em instituições públicas e demais atividades extracurriculares, a fim de promover o exercício da cidadania solidária e os meios de enfrentamento da corrupção.

"A corrupção é uma questão ética que as crianças ouvem falar na TV, mas que também está em pequenas ações do dia a dia, como copiar a resposta de um colega em uma prova e desrespeitar fila. Ao internalizar o conceito, a criança começa a refletir sobre suas próprias atitudes e as de seus amigos podendo, assim, desenvolver-se plenamente", ressalta o vereador.

A Defensora Pública aposentada, Andrea Carius, destaca o objetivo do projeto e a importância de sua aprovação. "A ideia de firmar os conceitos pautados em princípios éticos e democráticos, que certamente serão debatidos nas escolas, tem como objetivo aumentar a transparência e promover a contribuição da cidadania", diz.

A Defensora ressalta, ainda, que além de garantir o acesso eficaz do público à informação, é preciso contribuir para o exercício da cidadania e o combate a corrupção. "Isso é de extrema importância para o desenvolvimento pleno dos alunos, para que sejam futuros cidadãos que saibam exercer plenamente sua cidadania, pautados em princípios éticos e democráticos. Para que haja mudança, é preciso educar com seriedade, comprometimento e sabedoria", finaliza.