Agora é Lei: Dia Municipal do Veganismo é instituído no calendário oficial de eventos de Petrópolis

por Tarsila Rangel publicado 22/11/2023 14h59, última modificação 22/11/2023 14h59

Vereador Domingos Protetor

De acordo com a Lei 8.697, de autoria do vereador Domingos Protetor, promulgada na última quarta-feira (15), ficou instituído no calendário oficial de eventos de Petrópolis o Dia Municipal do Veganismo e a Semana Municipal da Consciência Vegana, a serem comemorados, anualmente, no dia 1 de novembro.

A Semana Municipal da Consciência Vegana terá como objetivo avançar com políticas públicas que visem a conscientização sobre o veganismo, estimular a sociedade a adotar alternativas saudáveis de alimentação e de vida que não envolvam o sacrifício e a exploração animal, promover orientação qualificada à população sobre as vantagens da alimentação vegana na prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida, além de reforçar a vedação da crueldade e da exploração de todas as espécies animais, bem como a importância do respeito aos seus direitos e à sua dignidade.

“O veganismo é uma filosofia de vida direcionada ao respeito aos animais, que não admite que os mesmos sejam submetidos a qualquer tipo de crueldade, ou seja, pessoas veganas se privam do consumo de todo produto que, em sua composição, possuem elementos de origem animal, tais como alimentos, vestimentas e cosméticos. Além disso, não apoiam, por exemplo, rodeios, circos com animais, rinhas, venda de animais em petshops, lojas de aquários ou gaiolas para passarinhos e comercialização de produtos que contenham derivados de animais, como bolsas e sapatos de couro”, explica Domingos Protetor.

Ainda para o vereador, o veganismo é uma tendência mundial, que vem ganhando cada vez mais adeptos, que opta por um cardápio livre de produtos de origem animal. Com a Lei em vigor será possível difundir essa cultura, bem como estimular a população petropolitana a adotar tal prática de forma consciente e orientada por médicos e nutricionistas. "A alimentação vegana requer máxima atenção, com dieta orientada por profissionais, pois a ausência de carne na alimentação requer a suplementação de nutrientes que são essenciais à saúde", alerta.

O Poder Executivo realizará, nas comunidades, universidades, escolas e demais espaços públicos, debates, palestras, campanhas educativas e seminários com profissionais da área de saúde e nutrição, sobre os benefícios do veganismo.