AGORA É LEI: Dia Municipal de Equoterapia é sancionado em Petrópolis

por yasmim.grijo — publicado 12/12/2022 17h50, última modificação 12/12/2022 17h50

Foi sancionada em Petrópolis, a lei de autoria do vereador Junior Coruja que institui o “Dia Municipal de Equoterapia” com o objetivo de difundir a prática da Equoterapia junto à sociedade Petropolitana. A determinação, está prevista na Lei nº 8.468, publicada no Diário Oficial em 6 de dezembro de 2022.

De acordo com o vereador, a proposta busca conscientizar sobre a importância da equoterapia no tratamento de lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas disfunções sensoriomotores, distúrbios evolutivos comportamentais de aprendizagem emocionais, atraso nas etapas de desenvolvimento por paralisia cerebral, transtorno de espectro autista, TDAH, sequelas de AVC e doenças de Parkinson.

- Como recurso complementar no tratamento de pacientes neurológicos, o cavalo surge no âmbito terapêutico possibilitando uma facilidade na melhora física, emocional, social e educacional. Para pessoas com deficiência, o cavalo torna-se uma experiência e um desafio estimulante -, justifica o vereador Junior Coruja.

A Lei determina que a data comemorativa seja no dia 9 de agosto, anualmente.