Agora é Lei: Dia Municipal de Conscientização sobre a Artrose entra no calendário oficial da cidade

por Adriana Fradique publicado 18/01/2023 18h08, última modificação 18/01/2023 18h08

Vereador Eduardo do Blog é o autor da Lei

A Lei 8.479/22, de autoria do Vereador Eduardo do Blog (REP), foi sancionada recentemente instituindo o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Artrose no Calendário Oficial de Petrópolis. A data será celebrada anualmente em 14 de outubro.

A campanha deverá se concretizar com a realização de palestras, seminários, oficinas, rodas de conversas e mobilizações em locais estratégicos e de fácil acesso à comunidade. A prefeitura poderá, também, firmar convênios e parcerias com outros órgãos públicos e instituições privadas para realizar as atividades.

- Nossa lei é sobre uma doença que não tem cura. Ainda assim, existe uma série de recursos que podem beneficiar os pacientes. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para retardar a progressão da doença e garantir melhor qualidade de vida-, explica Eduardo.

A artrose é uma doença degenerativa que afeta as cartilagens, tecidos que protegem as articulações. Por seu desgaste, aumenta-se o atrito entre os ossos, provocando desconforto, dores, inflamações e deformações, dificultando e até impossibilitando os movimentos em cenários mais graves. “Quando a doença é associada ao envelhecimento, o problema é mais frequente nas articulações de carga, ou seja, naquelas que suportam mais peso, como pés, quadril, coluna e, principalmente, joelhos”, aponta o vereador.