Agora é Lei: cidade terá Política de Combate à Obesidade Infantil

por Adriana Fradique publicado 26/10/2023 14h25, última modificação 26/10/2023 16h18
Agora é Lei: cidade terá Política de Combate à Obesidade Infantil

Vereador Marcelo Lessa é o autor da lei

Foi sancionada a Lei 8.615/23, de autoria do vereador Marcelo Lessa (SD), que institui em Petrópolis a "Política de Combate à Obesidade Infantil". O objetivo é implementar ações eficazes para o combate do problema, que afeta 41 milhões crianças com menos de 5 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS.

O texto da lei prevê campanhas de conscientização que ofereçam informações básicas sobre alimentação adequada, por meio de materiais informativos e institucionais, e estímulo ao aleitamento materno, como forma de prevenir tanto a obesidade quanto a desnutrição, além de capacitação dos servidores públicos e direcionamento especial às comunidades que registrem baixos índices de desenvolvimento econômico e social. O município poderá ainda celebrar convênios e parcerias com a União, Estados e entidades da sociedade civil.

De acordo com o autor da lei, a obesidade é considerada um problema crônico, longe de ser apenas uma questão estética. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.

"Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta. Somente na última década duplicou a incidência da obesidade entre as crianças e adolescente", pontuou Marcelo Lessa.

As principais causas ligadas ao desenvolvimento da obesidade têm sido relacionados com fatores ambientais, como ingestão alimentar inadequada e redução no gasto calórico diário de crianças e adolescentes.

"Medidas como o incentivo à prática de esportes, por exemplo, podem e devem coexistir com a finalidade deste projeto que é implementar ações eficazes para a redução de peso e o combate à obesidade infantil", finalizou o vereador.