AGORA É LEI: Campanha Semáforo do Toque é sancionada em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 28/09/2022 15h59, última modificação 28/09/2022 15h59
AGORA É LEI: Campanha Semáforo do Toque é sancionada em Petrópolis

Vereador Marcelo Chitão é autor da lei

Petrópolis terá a Campanha Permanente do “Semáforo do Toque”, com o objetivo de conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A proposta, de autoria do vereador Marcelo Chitão, está prevista na Lei nº 8.372, publicada no Diário Oficial do Município em 6 de julho de 2022.

A Lei determina que a campanha aborde a importância do enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes através de atividades de conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração sexual destes jovens, além do seu acompanhamento.

- Será um trabalho preventivo. Quanto mais conversarmos sobre o assunto, mais crianças e adolescentes terão a noção do que pode ou não pode em relação ao seu corpo e saberão distinguir a diferença entre um carinho e um assédio -, ressalta o vereador.

O “semáforo do toque” é uma atividade simples, realizada sempre com a supervisão de adultos de confiança, na qual a criança receberá uma imagem ilustrativa e aprenderá de forma didática a pintar com as cores verde, amarelo e vermelho os locais do corpo em que outras pessoas podem ou não tocar.

- É muito importante que os adultos expliquem a diferença entre toques carinhosos em lugares permitidos e toques invasivos em locais não permitidos, para que ela aprenda a respeitar os limites de si própria e do outro -, explica Chitão.

A campanha será promovida por meio de cartaz com a seguinte frase: “Pedofilia é crime! Denuncie! Não se cale. Abusos contra crianças e adolescentes disque 100 e contra abuso sexual disque 190”.