AGORA É LEI: “Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional” no Calendário Oficial no Município de Petrópolis

por Rafael De Souza Marques publicado 05/04/2024 17h14, última modificação 05/04/2024 17h14

vereador Júnior Coruja

Foi sancionada no dia 01 de abril, a Lei 8.738/2024, de autoria do presidente da câmara, vereador Júnior Coruja, que institui o dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional no calendário oficial do município de Petrópolis.

A fisioterapia e a terapia ocupacional são profissões essenciais da área da saúde, ambas de nível superior, que complementam-se no cuidado da saúde, visando proporcionar autonomia e qualidade de vida aos pacientes. Diante do envelhecimento populacional e do aumento de acidentes de trabalho, essas profissões se tornam cada vez mais indispensáveis na vida cotidiana dos brasileiros. O fisioterapeuta atua na recuperação e melhoria da função física, mobilidade e qualidade de vida, enquanto a terapia ocupacional concentra-se no estudo, prevenção e tratamento de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras decorrentes de diversas condições de saúde.

A data será comemorada no dia 13 de outubro, em reconhecimento ao Decreto-Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, que estabeleceu as diretrizes para essas profissões.

“A oficialização do Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional visa não apenas reconhecer a importância dessas profissões em nosso município, mas também destacar a dedicação e o compromisso desses profissionais em promover a saúde e o bem-estar da população”, declara o vereador.