Visite a Câmara

por adm publicado 02/04/2021 15h55, última modificação 15/01/2024 17h47

Por conta das obras do telhado do Palácio Amarelo, as visitas estão, temporariamente, suspensas.

 

 

***

A Câmara Municipal de Petrópolis tem sede em um belo palacete, localizado à Praça Visconde de Mauá, uma das mais belas quadras da Cidade Imperial, que é aberto a visitação do público. A entrada é gratuita.

O prédio é carinhosamente chamado pela população de Palácio Amarelo desde o final do século XIX, quando foi adquirido, ampliado e adaptado para ser a casa do poder legislativo municipal de Petrópolis.

O Palácio Amarelo é um edifício em estilo eclético, onde há mistura entre diferentes estilos arquitetônicos, formando um novo estilo.

Após a compra do Palácio pela municipalidade (1894), foi realizada uma reforma do prédio para o uso público e ligado à política. Por esse motivo, as referências na construção da nova fachada foram a antiguidade clássica e o período do renascimento, associados às ideias de solenidade, elegância e seriedade.

Destacam-se como interessantes características arquitetônicas da fachada: o uso no primeiro andar do efeito rusticado (áspero/ granulado) nas paredes e colunas para transmitir força e robustez. Já no segundo andar, o acabamento é mais liso com colunas do estilo jônico e anjos emoldurando janelas e portas.

Há ainda presença de duas cúpulas de massa de cimento e armação de ferro com esculturas de vitórias (niké) e esfinges em torno delas.

Internamente, destacam-se a claraboia de iluminação e as paredes pintadas que imitam perfeitamente mármore.

O salão destinado às reuniões possui 16,60 metros de comprimento por 6,60 metros de largura e pode ser considerado uma verdadeira obra de arte com pinturas e trabalhos de relevo em estuque (gesso). Toda a ornamentação do Palácio Amarelo foi idealizada pelo escultor Henrique Levy e enriquecida com as pinturas de José Huss.

A recepção aos turistas é feita por guias, que orientam a visita e fornecem outros dados sobre a história do Palácio e do Pode Legislativo Municipal.

O setor de Projetos Especiais é responsável pela recepção dos turistas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2291-9282.