Vereadora propõe declarar a UBUNTU-Festa Afro Diaspórica como Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis

por Rafael De Souza Marques publicado 18/04/2024 10h37, última modificação 18/04/2024 10h37
Vereadora propõe declarar a UBUNTU-Festa Afro Diaspórica como Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis

vereadora Júlia Casamasso

Foi aprovado nesta quarta-feira (17), o projeto de lei de autoria da vereadora Júlia Casamasso, representante da Coletiva Feminista Popular, com o objetivo de declarar a UBUNTU-Festa Afro Diaspórica como Patrimônio Cultural Imaterial do município. A celebração, que ocorre anualmente no mês de novembro, com destaque para o dia 20 de novembro, será garantida com ampla divulgação, acesso público e gratuito.

O projeto proposto pela vereadora reconhece como um importante manifesto de domínio social por meio da celebração da cultura africana e afrodescendente. Segundo a justificativa apresentada, a iniciativa busca preservar esse legado cultural, tanto pelo Poder Público quanto pela sociedade.

Julia Casamasso ressalta a importância de proporcionar visibilidade municipal à uma celebração cultural que promove a relação libertadora para os povos que foram espoliados. "A preservação e o reconhecimento da UBUNTU-Festa Afro Diaspórica como Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis representam um passo significativo na promoção da igualdade racial e na valorização da diversidade cultural na cidade. Lembrando que essa iniciativa partiu do trabalho e da articulação da Débora Pena, membro da Coletiva Feminista Popular e também é resultado da audiência pública sobre ‘A Memória Negra e Trabalhadora de Petrópolis’, realizada em novembro do ano passado, que contou com a participação do professor José Luiz, do pesquisador, Lucas Ventura, e de Ester Guerra, membro da Coletiva", afirma a vereadora.