Vereadora busca a inclusão do ensino de Programação na grade curricular da rede municipal de educação

por Adriana Fradique publicado 04/04/2022 16h10, última modificação 04/04/2022 16h10

Vereadora Gilda Beatriz (PSD) é a autora da indicação

A proposta é que a disciplina seja complementar e possa ser utilizada como imersão prática em matérias do currículo básico, como Matemática e Português

Indicação Legislativa da vereadora Gilda Beatriz aprovada na última terça-feira (29/03) na Câmara Municipal propõe ao Poder Executivo um Projeto de Lei que disponha sobre a inclusão na grade curricular da rede municipal de educação o ensino de Programação. A ideia é despertar nos estudantes o interesse pelo tema, aproveitando, ainda, para tornar ainda mais atrativa o ensino de disciplinas do currículo básico, como Matemática e Português, por exemplo.

“Atualmente, vemos que aulas voltadas para programação e robótica, por exemplo, já têm sido oferecidas em ensinos particulares e devemos trazer essa realidade também para os nossos alunos da rede pública municipal para que o avanço tecnológico seja ofertado de forma igualitária”, frisou a vereadora, lembrando a evolução do mercado voltado à área de tecnologia.

Ao fazer a Indicação, a vereadora ainda ressaltou que a disciplina se destacou ainda mais a partir do ano de 2020, em meio à pandemia, quando a tecnologia foi essencial para que escolas e empresas pudessem dar continuidade aos trabalhos.

“Em Petrópolis temos todo o avanço necessário para colocar em prática o ensino, visto que o Parque Tecnológico da Região Serrana está instalado em nosso Município e é, hoje, um dos maiores geradoras de emprego e renda”, ressaltou.

De acordo com a indicação, o professor pode utilizar a programação para produção de recursos didáticos, onde ele desenvolve e aplica esses recursos ou trabalha com os alunos para que os próprios produzam, exercitando conhecimentos a partir da linguagem de programação.

A proposta segue para análise do Poder Executivo.