Vereador tem dois projetos de lei de conscientização aprovados na Câmara

por Adriana Fradique publicado 15/06/2022 18h30, última modificação 15/06/2022 18h30
Vereador tem dois projetos de lei de conscientização aprovados na Câmara

Vereador Gil Magno (DC) é autor dos dois projetos de lei

A Câmara Municipal aprovou, nesta semana, dois projetos de lei do Vereador Gil Magno (DC) que trabalham a conscientização de temas relevantes para a cidade. Na última terça-feira (14), foi aprovada a Campanha Permanente de Orientação, Informação, Prevenção e Conscientização da Depressão, Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico no município. Já na sessão plenária de hoje (15), foi aprovado o Programa de Orientação, Conscientização e Prevenção da Saúde à “Doença do Pombo”.

- O Brasil vive uma epidemia de ansiedade e depressão. Além dos prejuízos pessoais que atingem os indivíduos acometidos por tais transtornos, estes também repercutem negativamente na economia, no mercado de trabalho e no sistema de saúde -, explica Gil.

São objetivos da Campanha de Conscientização da Depressão, Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico oferecer informações sobre as doenças, as causas, os sintomas, os meios de prevenção e o tratamento; incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes; combater o preconceito; informar os meios de tratamento disponíveis na rede municipal de saúde de Petrópolis; entre outros.
Também foi aprovado o Programa de Orientação, Conscientização e Prevenção da Saúde à “Doença do Pombo”, conhecida como criptococose, micose sistêmica que tem como sintomas febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também cefaleia, sonolência, rigidez da nuca, diminuição da visão, agitação e confusão mental.

O programa de orientação deverá realizar avaliações médicas periódicas, exames clínicos e laboratoriais, para controle e notificações das doenças relacionadas. Além das avaliações, o programa deverá divulgar os métodos de controle de forma educativa, bem como as recomendações para se evitar doenças, através dos meios de comunicação e campanhas de prevenção.

Para evitar doenças, as recomendações são limpar forros, calhas ou qualquer outro local que apresente fezes, restos de ninhos, ovos e penas, usar sempre luvas, máscara ou pano úmido sobre o nariz e a boca, nunca removendo a sujeira a seco para evitar a inalação de poeira e ainda proteger os alimentos do acesso das aves.

Na ocasião, também foi aprovada uma emenda do Vereador Domingos Protetor que veda práticas que implicam extermínio ou maus-tratos dos animais. “Nosso projeto fomenta a medicina preventiva, evitando doenças infectocontagiosas contraídas não só através da inalação de poeira contendo fezes de pombos contaminadas pelos agentes etiológicos, bem como pela ingestão de alimentos contaminados, além de contribuir de forma significativa na preservação de monumentos históricos e fachadas de prédios, evitando gastos com manutenção e limpeza”, finaliza Gil.

Os projetos seguem para avaliação do Executivo Municipal.