Vereador sugere criação de área de lazer para cães em parques e praças de Petrópolis

por yasmim.grijo — publicado 08/03/2023 17h41, última modificação 08/03/2023 17h41

Petrópolis poderá ter área de lazer para cães, denominada popularmente como “ParCão”. A indicação legislativa que sugere a criação deste espaço foi aprovada na Câmara Municipal nesta terça-feira (07) e é de autoria do vereador Domingos Protetor. O objetivo é que o Poder Executivo adapte praças e parques com bebedouros e brinquedos adequados aos animais, que poderão usufruir do local de forma gratuita.

- Muitos tutores não têm espaço suficiente em suas residências e precisam passear com seu animal para que ele pratique uma atividade física e tenha um momento de lazer. Infelizmente, Petrópolis ainda está atrasada no quesito ‘petfriendly’, já que não possui local adequado e exclusivo para a recreação de cães, sendo, inclusive, proibida a entrada de pets em muitos dos locais de entretenimento, como parques, shoppings, clubes e áreas de lazer em condomínios. Essa proposta irá sanar o problema e dar maior qualidade de vida aos animais, colaborando com o fortalecimento dos ossos e articulações do cão, combatendo o estresse e a depressão, melhorando a capacidade cardiorrespiratória, evitando a obesidade e estimulando os instintos do animal -, defende o vereador.

No ParCão, os cães poderão circular soltos, desde que estejam sob a vigilância de seus tutores ou responsáveis maiores de idade e estejam utilizando coleira com identificação. “É importante frisar que não será admitido o uso de enforcadores e, para as raças bravias, será obrigatório o uso de focinheira. No mais, o tutor deverá usar de seu bom senso para avaliar se seu cão possui temperamento dócil que o torne apto à socialização com demais pessoas e cães no interior do ParCão. Caso haja qualquer ato lesivo, ele será responsabilizado”, pontua Domingos Protetor.

Não será permitida a entrada de cadelas no período do cio e nem de cães portadores de moléstias infectocontagiosas.

A proposta segue para análise do Poder Executivo.