Vereador recebe trabalhadores da Economia Solidária e vai reinstalar Frente Parlamentar sobre o tema

por adm publicado 01/04/2021 13h30, última modificação 01/04/2021 13h30

Vereador Yuri Moura e representantes da Economia Solidária em Petrópolis

Em um momento de grave crise econômica e em um contexto difícil para o mercado de trabalho, a economia solidária ganha força como modelo menos tradicional de geração de renda e empregabilidade. Em Petrópolis, o Fórum de Economia Popular e Solidária (FESP) vem trabalhando em prol dos produtores locais de diversos segmentos, como alimentação, artesanato, confecção e outros. Para ampliar essa atuação e consequentemente gerar oportunidades, o fórum esteve reunido com o vereador Yuri Moura (PSOL), na última terça-feira.

Dentre os temas debatidos, está a retomada da Frente Parlamentar de Economia Solidária, uma defesa de Yuri, antes mesmo do mandato. Em sessão, nesta semana, ele convidou os demais vereadores para contribuírem com os trabalhos da frente:

“Reinstalar essa frente é um passo importante na construção de políticas para a economia popular e solidária, fundamental na geração de renda e emprego, cultura e turismo na cidade. Vai garantir que estes trabalhadores não sejam vítimas de ações institucionais indevidas. Vamos firmar em leis os pontos mais importantes para o segmento”, disse.

Para além da frente, a Comissão que revisa o Código de Posturas será outro instrumento fundamental na luta dos trabalhadores, permitindo maior atuação do segmento e da organização das feiras e eventos.

Outro avanço do encontro foi a decisão, amparada pelo presidente da Casa, Fred Procópio, e demais membros da mesa diretora, que permite a utilização das dependências da Câmara Municipal pelos trabalhadores da economia solidária. Uma forma de apoiar os eventos que ocorrem próximas ao prédio legislativo e indicar que as portas da casa estão abertas.

“Para além da ajuda estrutural, com a utilização das dependências da Casa, como banheiros, abrir a Câmara para os trabalhadores é sempre uma atitude simbólica, demonstra que essa nova legislatura está aberta ao diálogo e que essa é a casa do povo”, disse Yuri.

Por fim, o encontro também discutiu a valorização dos trabalhadores do segmento, através da implementação do Prêmio Ivan Xavier e definiu a inclusão da Economia Solidária na Comissão da Câmara, presidida por Yuri, que trata também de educação, assistência social e direitos humanos. O próximo encontro entre o vereador e a FESP será no início de março.

(Texto enviado pela Assessoria do Vereador Yuri Moura)