Vereador propõe implementação da "Semana de Orientação Profissional" nas escolas públicas municipais

por Rafael De Souza Marques publicado 09/04/2024 15h13, última modificação 09/04/2024 15h13

vereador Júnior Coruja

O presidente da Câmara, vereador Júnior Coruja, apresentou nesta terça-feira (09), um projeto de lei que visa instituir a "Semana de Orientação Profissional" nas escolas públicas municipais. Com 15 votos a favor, este projeto, oferecerá aos alunos do ensino fundamental uma orientação sólida e abrangente sobre suas futuras carreiras.

Segundo o texto, a Semana de Orientação Profissional será realizada anualmente no mês de novembro, abrangendo os alunos dos anos finais do ensino fundamental, com especial atenção aos estudantes do 9º ano. As atividades propostas têm como objetivos principais:

Informar aos alunos sobre as profissões em destaque no mercado de trabalho atual, incluindo sua formação necessária, perfil e requisitos, esclarecer as qualificações, habilidades e competências essenciais para o exercício das profissões em evidência, incentivar os alunos a explorarem novas profissões, carreiras e setores profissionais, ampliando seus horizontes e possibilidades futuras e orientar os alunos na escolha de uma profissão, seja técnica ou de nível superior, ajudando-os a tomar decisões conscientes sobre seu futuro profissional.

As atividades planejadas para as escolas municipais incluem palestras com profissionais de diversas áreas, aulas temáticas, debates em grupos, exposições e outras atividades pedagógicas. Essas ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação, em colaboração com outras secretarias, profissionais convidados, empresas e entidades do terceiro setor voltadas à educação.

"Essa proposta representa um importante passo na preparação dos jovens para o mercado de trabalho, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para uma escolha profissional consciente e bem informada", afirma o vereador.

É importante destacar que o projeto prevê que as atividades sejam desenvolvidas de forma a não onerar o Poder Executivo Municipal, garantindo assim sua viabilidade financeira.