Vereador propõe a implantação do programa ''Academia Fitness'' ao ar livre em Petrópolis

por yasmim.grijo — publicado 28/06/2022 17h57, última modificação 28/06/2022 17h57

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (28), uma indicação legislativa de autoria do vereador Marcelo Lessa, que sugere a implantação do Programa “Academias Fitness” ao ar livre, no município de Petrópolis. A iniciativa prevê a prática de exercícios físicos para todas as idades nas praças, parques e demais localidades apropriadas da cidade. A finalidade é proporcionar mais qualidade de vida à população.

Para o vereador, é importante utilizar os espaços públicos para incentivar a prática de atividades físicas “Não é novidade que a prática regular de atividades físicas traz muitos benefícios à saúde, como ajudar a controlar o peso corporal e a ganhar músculos. Além disso, reduz o risco de doenças crônicas. Esse benefício é garantido, principalmente, ao realizar atividades moderadas ou intensas ao ar livre como correr, pedalar e caminhar”, pontua.

As academias vão contar com equipamentos “Multi Estações de Musculação” e os aparelhos deverão contar com placa de orientação e forma de utilização, fazendo com que seu uso seja realizado da melhor maneira possível.

Os locais para a implementação das academias estão previamente estabelecidos, mas nada impede que sejam alterados. Inicialmente, a sugestão é que sejam instaladas no Parque Cremerie, Alto da Serra, Praça da Liberdade, Cascatinha, Corrêas e no Parque Municipal de Itaipava. Além disso, para evitar furtos ou danos aos equipamentos, caberá à associação de moradores de cada bairro zelar e cuidar dos aparelhos.

A criação das academias é um ato de incentivo para as pessoas que querem praticar atividades físicas de uma forma gratuita e ao ar livre. “Nossa intenção é inaugurar os locais com uma infraestrutura de ponta, para garantir que a população pratique seus exercícios de maneira correta e com orientação técnica de profissionais de educação física”, ressaltou Lessa.

A indicação legislativa segue para o Poder Executivo.