Templos, manifestações e cultos de religiões de matrizes africanas são declaradas patrimônio cultural imaterial de Petrópolis

por juliana.fernandes — publicado 31/08/2022 14h47, última modificação 31/08/2022 14h47

O projeto é do vereador Yuri Moura.

Projeto de Lei (7096/2021) de autoria do vereador Yuri Moura aprovado nesta terça-feira (30/08) em segunda discussão na Câmara Municipal declara como patrimônio cultural imaterial de Petrópolis os templos de religiões de matrizes africanas, seus cultos e manifestações. A medida vai ao encontro de outras iniciativas de combate ao racismo religioso, às intolerâncias com as religiões de matrizes africanas e à discriminação de seus adeptos e seguidores.

O parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos da Câmara Municipal, destacou que a aprovação da proposta representa o reconhecimento de todo o trabalho realizado por estes grupos e também da liberdade de escolha individual de cada um. “Temos que combater o racismo religioso, mitigar a intolerância e sepultar o fanatismo religioso. Este é um momento importante e histórico para a cidade”, frisou Yuri Moura.

Ele destacou a importância do respeito às diferentes crenças. “Não é possível aceitarmos que pessoas se apropriem indevidamente da bandeira de outros credos religiosos para agirem de forma violenta na tentativa de impor seus próprios valores a outras pessoas”, destacou.

O Projeto de Lei, agora, será encaminhado ao Poder Executivo.