Proposta que cria política de proteção dos direitos da Pessoa com Transtorno Espectro do Autismo tramita na Casa

por adm publicado 01/04/2021 13h24, última modificação 01/04/2021 13h24
Tramita na Câmara Municipal de Petrópolis (CMP) uma indicação legislativa que propõe ao Governo o envio de projeto de lei à Casa Legislativa estabelecendo a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno Espectro do Autismo (TEA) no município. A proposta é do vereador Eduardo do Blog (Republicanos) e já recebeu parecer favorável da Comissão Constituição, Justiça e Redação.

O autismo faz parte de um grupo de síndromes neuropsiquiátricas, formado por doenças que afetam o desenvolvimento cerebral. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) - por volta de 1% da população mundial.

Para Eduardo do Blog, “nesse sentido é fundamental que o município estabeleça uma política pública para resguardar o direito dessas pessoas, desenvolvendo práticas terapêuticas e educacionais mais eficazes, promovendo campanhas informando a população sobre o transtorno”. Além disso, segundo ele, é importante estimular a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, capacitando profissionais para o atendimento de pessoas com TEA e garantir o atendimento prioritário destes.

Entre as diretrizes da Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, apresentadas no anteprojeto que acompanha a indicação, estão a atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com transtorno do espectro autista, objetivando o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e alimentação adequada; o apoio social e psicológico aos familiares; a qualificação dos profissionais da educação de acordo com os mais recentes estudos científicos; entre outras.

“A proposta elenca ainda alguns direitos da pessoa com TEA, deixando sob a responsabilidade do poder público a divulgação de informações e a conscientização do público sobre direitos e deveres elencados na na indicação”, finaliza o vereador. A proposta 0857/2021 está sob a análise da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, das Pessoas com Deficiência e do Idoso da Câmara Municipal e deverá ser votada em breve no plenário.