Projeto de Lei que cria Programa de Identificação e Tratamento da Dislexia é aprovado na Câmara

por Adriana Fradique publicado 15/09/2021 15h56, última modificação 15/09/2021 15h56

Vereador Eduardo do Blog (REP) é o autor do projeto

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, em sessão realizada na tarde desta terça-feira (14), um projeto de autoria do vereador Eduardo do Blog (REP), que indica ao Executivo Municipal, a criação do Programa de Identificação e Tratamento da Dislexia na Rede Pública e Particular de Ensino de Petrópolis. A ideia é fazer um diagnóstico precoce e realizar um acompanhamento especializado, através de profissionais treinados, com os estudantes que apresentarem dislexia.

A Dislexia é um distúrbio da linguagem e/ou leitura. Ao contrário do que muitos acreditam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição socioeconômica ou baixa inteligência. É uma condição hereditária, de alterações genéticas, que apresenta mudanças no padrão neurológico.

Segundo a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), o transtorno é o maior em incidência nas salas de aula do país e atinge cerca de 10 a 15% da população mundial.

- A identificação precoce evita problemas no rendimento escolar. A dislexia está diretamente relacionada à evasão escolar e à sensação de fracasso pessoal e a imensa maioria da rede educacional pública e particular não está preparada para este desafio. Por isso a importância de criarmos em nossas escolas um programa efetivo que capacite professores a identificar estes distúrbios, com equipes multidisciplinares para realizar uma avaliação precisa e que garantam o acompanhamento profissional necessário-, comentou o vereador.

O projeto segue agora para o Executivo Municipal.

Heloisa Cavaco
Heloisa Cavaco disse:
16/09/2021 12h17
Parabéns pela iniciativa ! Gostaria de receber a íntegra desta Lei. É possível?
Comentários foram desativados.