Projeto de lei propõe oficialização do Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional no município de Petrópolis

por Rafael De Souza Marques publicado 27/02/2024 17h06, última modificação 27/02/2024 17h06

vereador Júnior Coruja

Foi aprovado nesta terça-feira (27), o projeto de lei 4.379/2023, de autoria do presidente da Câmara, vereador Júnior Coruja que institui o dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional no calendário oficial do município de Petrópolis.

O projeto propõe a criação do Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional em 13 de outubro, para ser oficialmente celebrado em Petrópolis, em reconhecimento ao Decreto-Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, que estabeleceu as diretrizes para essas profissões.

A fisioterapia e a terapia ocupacional, embora distintas, são profissões essenciais da área da saúde, ambas com formação de nível superior, que desempenham papéis complementares no cuidado da saúde, dedicando-se a oferecer mais autonomia e qualidade de vida aos pacientes.

Diante do envelhecimento populacional, do aumento significativo de acidentes de trabalho. Essas profissões tornam-se cada vez mais indispensáveis na vida cotidiana dos brasileiros.

Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), o fisioterapeuta é especializado em intervenções voltadas para a recuperação e melhoria da função física, mobilidade e qualidade de vida de indivíduos com diversas condições de saúde, enquanto a terapia ocupacional concentra-se no estudo, prevenção e tratamento de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, sejam elas decorrentes de distúrbios genéticos, traumas ou doenças adquiridas.

“A oficialização do Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional visa não apenas reconhecer a importância dessas profissões em nosso município, mas também destacar a dedicação e o compromisso desses profissionais em promover a saúde e o bem-estar da população”, declara o vereador.

A proposta segue para o poder executivo.