Projeto de Lei prevê turismo pedagógico nas escolas da rede municipal de Petrópolis

por yasmim.grijo — publicado 20/03/2023 16h10, última modificação 20/03/2023 16h10

A Câmara Municipal aprovou na última terça-feira (15) o Projeto de Lei n° 5266/2022 que prevê a implementação de turismo pedagógico para os alunos das escolas da rede municipal de educação em Petrópolis. A finalidade da medida de autoria do vereador Léo França (PSB) é promover atividades pedagógicas extraclasse, com intuito de que tenham acesso ao acervo cultural, artístico e turístico da Cidade Imperial.

Cada instituição de ensino deverá ter em seu calendário letivo, pelo menos uma vez ao ano, a realização de visita pedagógica aos museus, Centro Histórico, monumentos históricos ou culturais – pontes, praças, estátuas, entre outros – edificações históricas ou antigas, além de áreas rurais do município.

“Essas visitas deverão ser complementadas com informações culturais e históricas visando proporcionar melhor aprendizado, formando, assim, cidadãos com vasto conhecimento sobre a história de Petrópolis”, disse o parlamentar, destacando que “o conhecimento sobre os pontos turísticos e culturais poderá envolver as crianças na preservação do patrimônio, meio ambiente e cultura”.

A medida prevê, ainda, parcerias com órgãos competentes nas áreas da educação, cultura e turismo, com instituições públicas e privadas, para a organização e realização dos roteiros de visitas. Em sua justificativa, Léo França especifica três objetivos fundamentais para a criação desse projeto: autonomia, pesquisa e integração.

“Os estudantes poderão vivenciar situações reais, assumindo novas responsabilidades e descobrindo capacidades, resultando em autonomia. No campo da pesquisa, essas visitas vão possibilitar a ampliação do campo das investigações, chegando a descobertas inesperadas e interessantes. Eles também vão interagir ainda mais uns com os outros, uma vez que a proposta privilegia o encontro com colega, monitor ou professor em ambiente fora do cotidiano, incentivando o desenvolvimento do vínculo afetivo”, finaliza o parlamentar.