Projeto de Lei do vereador Octavio Sampaio reconhece o jiu-jitsu brasileiro como Patrimônio Esportivo e Cultural Imaterial em Petrópolis

por juliana.fernandes — publicado 21/06/2022 19h35, última modificação 21/06/2022 19h36

O vereador Octavio Sampaio é autor do Projeto de Lei.

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (21), o Projeto de Lei de autoria do vereador Octávio Sampaio que reconhece o “Jiu-Jitsu Brasileiro” como Patrimônio Esportivo e Cultural Imaterial no município de Petrópolis.

A constituição de 1988 estabelece que é dever do Estado fomentar práticas desportivas, sendo direito fundamental do cidadão brasileiro o acesso ao esporte e lazer. “Este projeto tem por objetivo reconhecer a importância do esporte, em especial o Jiu-Jitsu, na formação e desenvolvimento de milhares de moradores da cidade. Temos tantos petropolitanos – de nascimento ou de coração – como ícones da “arte suave”, precisamos honrar estes representantes e atletas que levam nossas bandeiras em cada competição”, comenta o vereador.

O texto aprovado conta que a cidade imperial é onde o criador da modalidade brasileira, Hélio Gracie, viveu, morreu e deixou seu legado representado por seu aluno Crézio Chaves, outra importante figura do Jiu-Jitsu. O vereador Octávio Sampaio destaca a importância de Crézio para o esporte petropolitano. “Chaves, que também é embaixador do Jiu-Jitsu em Petrópolis, competiu várias vezes pela Academia Gracie na década de 1950 em lutas de Vale Tudo, encerrando sua carreira invicto. Em 2002, parcialmente cego devido às muitas guerras nos ringues e tatames, Crézio de Souza se tornou o primeiro e único homem com mais de 40 anos a conquistar uma medalha no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu (divisão adulta)”, relembra.

O atleta também abriu a primeira academia de Jiu-Jitsu a se consolidar em Petrópolis, tendo iniciado suas atividades em 13 de março de 1958, e estando em atividade até hoje. A data de abertura da academia foi escolhida para celebrar o “Dia Municipal do Jiu-Jitsu”.

O Projeto de Lei segue para o Poder Executivo para sanção.