Projeto de Lei combate acidentes de moto com ações educativas e homenagem às vítimas
A Câmara aprovou nesta terça-feira (15) o Projeto de Lei do vereador Gil Magno que institui no calendário oficial da cidade o Mês de Luto e Morte Zero no Trânsito, com foco em motociclistas. A iniciativa será realizada anualmente no mês de julho e visa homenagear as vítimas de acidentes, apoiar famílias enlutadas e promover ações educativas para a redução de mortes no trânsito.
Durante o mês de julho, poderão ser realizadas campanhas de conscientização, palestras, blitz educativas, homenagens e parcerias com órgãos públicos, entidades civis e profissionais de saúde e trânsito. O objetivo é sensibilizar a população e reduzir os altos índices de acidentes envolvendo motociclistas, especialmente em Petrópolis, onde os números preocupam.
De acordo com o Hospital Santa Teresa, até a metade de 2025 foram registrados 422 atendimentos por traumas em motociclistas, evidenciando a vulnerabilidade deste grupo, especialmente entre 18 e 60 anos.
“Os dados são alarmantes e exigem ações contínuas. Esse projeto vai além da homenagem: é um chamado à responsabilidade coletiva para proteger vidas no trânsito”, destacou o vereador Gil Magno.
O mês de julho foi escolhido por coincidir com o Dia Nacional do Motociclista (27 de julho) e a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, instituídos pela Lei Federal nº 15.006/2024, promovendo a integração das campanhas municipais às ações nacionais.