Programa “Escola Inteligente, Consumo Consciente” é aprovado na Câmara

por Adriana Fradique publicado 29/11/2022 18h20, última modificação 29/11/2022 18h20
Programa “Escola Inteligente, Consumo Consciente” é aprovado na Câmara

Vereador Gil Magno é autor da proposta

O Programa “Escola Inteligente, Consumo Consciente” foi aprovado na sessão plenária desta terça-feira (29). O Projeto de Lei é de autoria do vereador Gil Magno (DC) e busca incentivar a economia no consumo de água e energia elétrica nas unidades escolares da Rede Pública de Ensino no município.

- Temos como objetivo aperfeiçoar o consumo de água e energia elétrica nas escolas, incentivando o uso racional e sustentável, contribuindo assim, com o meio ambiente e gerando economia aos cofres públicos. O incentivo ao programa é fundamental, já que, haverá retorno econômico-, justifica Gil Magno.

O Programa “Escola Inteligente, Consumo Consciente” irá promover o uso adequado de torneiras e ambientes com lâmpadas, tendo a instalação com LEDs de sensores de presença em locais específicos. O projeto também sugere que sejam realizadas palestras, campanhas e eventos com distribuição de cartilhas informativas sobre o consumo de água e energia elétrica.

A ideia é orientar alunos e professores, bem como funcionários de escolas, creches e demais unidades da Rede Pública de Ensino sobre a importância do tema. “As medidas apresentadas irão possibilitar a redução nos custos, modernização das escolas com a utilização de novos equipamentos mais econômicos, a reflexão e conscientização sobre a importância do consumo inteligente em nossa sociedade”, explica o vereador.

O texto aprovado também determina a criação de comissão para analisar os valores das contas de consumo de água e energia elétrica nas escolas anualmente, para estabelecer metas de economia para cada unidade de ensino.

- O país está vivenciando uma crise de energia elétrica, que levou o Governo Federal a implantar rigorosa política de racionamento. A crise hídrica também está prejudicando o abastecimento de água em diversos municípios, a cultura do desperdício ainda prevalece em boa parte da nossa população. Assim, é necessário que o Poder Público venha incentivar ações que visem combater o problema e contribuir com o conhecimento da população. O ambiente escolar deve estar inserido neste processo devido a sua importância na formação de nossos cidadãos-, finaliza o vereador.

Ainda segundo a proposta aprovada, o Poder Executivo poderá premiar anualmente a unidade escolar que alcançar o maior índice percentual anual de economia nas contas de água e de energia elétrica.

O projeto segue, agora, para a análise do Poder Executivo Municipal.