Presidente da Câmara defende campanhas de divulgação e conscientização sobre o sistema de alerta e alarme

por juliana.fernandes — publicado 24/08/2022 18h25, última modificação 24/08/2022 18h25

A Indicação é do vereador Hingo Hammes.

Indicação Legislativa de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Hingo Hammes, aprovada nesta terça-feira, 23 de agosto, reforça ao governo municipal a necessidade de campanhas de divulgação e conscientização sobre a importância do sistema de alerta e alarme em situações de chuvas fortes. A proposta, que também é recomendação da Comissão Externa Temporária do Senado, criada para acompanhar questões relacionadas às chuvas na cidade, tem como principal objetivo despertar na comunidade atenção à necessidade de mobilização nos momentos em que os órgãos responsáveis alertarem sobre riscos.

Para o parlamentar, é necessário que os órgãos públicos ampliem as ações de conscientização da população sobre inciativas e projetos que gerem impactos na comunidade. “O sistema de alerta e alarme é uma importante ferramenta para a segurança dos moradores. Foi criado com base em conhecimento técnico que aponta, a partir de dados objetivos sobre índice pluviométrico, o grau de risco de ocorrências de inundações e escorregamentos. A tecnologia vem avançando e outros dados, aos poucos, estão sendo também inseridos neste sistema, tornando este instrumento ainda mais eficaz. Mas é importante que a comunidade entenda a importância deste trabalho e sigam as orientações. Isso significa maior segurança para as famílias”, lembrou Hingo Hammes.

O vereador destacou que é importante que a população conheça o funcionamento deste sistema, assim como as orientações sobre como proceder e para onde se dirigir em caso de indicação de mobilização para áreas seguras. "O plano previsto no papel precisa funcionar na prática. Para isso, campanhas e simulações podem ajudar. Quanto mais pessoas participarem, quanto mais pessoas tiverem acesso às orientações, melhor”, frisou.

A Indicação Legislativa, agora, será encaminhada ao Poder Executivo.