Política que orienta uso racional da água é aprovada na Câmara

por Adriana Fradique publicado 07/02/2024 16h20, última modificação 07/02/2024 16h20
Política que orienta uso racional da água é aprovada na Câmara

Vereador Gil Magno é o autor do projeto

O projeto de lei que cria a Política Municipal de Incentivo, Conscientização, Orientação, Conservação e Uso Racional e Sustentável da Água em Edificações no Município de Petrópolis foi aprovado na sessão desta quarta-feira (07) da Câmara Municipal. A autoria do projeto é do vereador Gil Magno.

A ideia é apresentar medidas que tragam uma mudança de hábito do petropolitano quanto ao uso da água, principalmente nas edificações, bem como a conscientização dos usuários sobre a importância da utilização de fontes alternativas para captação e reutilização do recurso de forma sustentável.

- Esse projeto tem como objetivo destacar o uso inteligente e a reutilização da água em nossa cidade, especialmente com a promoção de ações socioeducativas, pois sabemos que essas são as principais formas de preservar esse recurso tão essencial para a vida -, destaca Gil Magno.

De acordo com o texto aprovado, estão previstos o desenvolvimento de ações voltadas à conscientização da população através de campanhas educativas, palestras para o público em geral e abordagem do tema em escolas da rede pública de ensino, além do estabelecimento de normas urbanísticas especiais a serem encaminhadas na análise de projetos de construção de novas edificações.

Também segundo o projeto, há a previsão da instalação nos imóveis da cidade de, pelo menos, um equipamento ecológico voltado à economia de água, tais como bacias sanitárias com caixa de descarga dual, sistema de captação, armazenamento e aproveitamento de águas pluviais ou de águas servidas, entre outros.

"Precisamos de medidas que façam com que o consumidor seja motivado a economizar os recursos naturais que temos, como é o caso da água. É pela responsabilidade ambiental e pelo espírito de solidariedade com o cidadão", finaliza.

O projeto segue para o Poder Executivo Municipal para análise.